Livre-arbítrio

 Oi meus amores, tudo bem por aí?

  Para começar esse texto, eu começo explicando que não é baseado em nenhum escrito teológico e nem tão pouco em leis humanas, mas resolvi fazer este artigo para explicar melhor o livre-arbítrio da forma que vejo nas escrituras sagradas. Para entendermos melhor esse tema, vamos começar pela Criação do homem (Gênesis 1.27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.) Bom neste texto está claro que Deus nos criou a Sua imagem e semelhança, então nós temos as características de Deus em nós antes da Lei ser estabelecida.

  (Gênesis 3) Neste texto vemos a primeira queda do homem, onde ambos caíram e desobedeceram a Deus por dar ouvidos a serpente. Podemos perceber que desde o inicio o homem pecou por estar distante de Deus, primeiro Eva errou por deixar o seu companheiro o cabeça do lar, resolvendo fazer aquilo que Deus e seu marido disseram que não era o certo, logo depois levou o homem a fazer o mesmo que ela e podemos perceber que Deus em (Gênesis 3.8 E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.) os tinha deixado por um momento, mas logo depois veio ver o que estavam fazendo e se decepcionou. Quero ressaltar que isso já começa provando que Deus nos da liberdade para escolhermos, porque se não poderíamos dizer Adão e Eva pecaram por causa que Deus queria, mas está claro eles pecaram porque pararam de ouvir o que Deus os dizia para ouvir a serpente. Conselho de amiga cuidado com o que falam para você a serpente hoje não fala, mas as pessoas pecadoras como você sim, por isso esteja conectado a palavra de Deus e no que Ele diz, pois caso contrario ficará enganado.

Para continuarmos esse tema podemos usar Davi um homem considerado segundo o coração de Deus. Davi mesmo sendo sábio e um grande rei, acabou pecando ao se deixar levar por uma linda mulher chamada Bate-Seba, que ele viu se banhando em seu terraço e por tanta beleza ele acabou roubando a mulher do próximo. (2 Samuel 11.1-4 E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.) Podemos perceber que Davi errou já no fato dele ter deixado de ir a batalha para passear e como diz aquela frase “um abismo chama outro abismo”, assim aconteceu com Davi.

  Posso contar várias histórias da Bíblia e em todas iremos perceber que Deus tem um plano para cada um de nós, mas Ele nos da a escolha de qual queremos seguir. (Deuteronômio 11.26-32 Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando; Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes. E será que, quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra, a que vais para possuí-la, então pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim, e a maldição sobre o monte Ebal. Porventura não estão eles além do Jordão, junto ao caminho do pôr do sol, na terra dos cananeus, que habitam na campina defronte de Gilgal, junto aos carvalhais de Moré? Porque passareis o Jordão para entrardes a possuir a terra, que vos dá o Senhor vosso Deus; e a possuireis, e nela habitareis. Tende, pois, cuidado em cumprir todos os estatutos e os juízos, que eu hoje vos proponho.) Bom nesse versículo podemos ver que Deus coloca os dois caminhos perante nós, mas nós escolhemos e Ele ainda nos aconselha a seguir o que Ele nos diz.

A salvação ela vem por meio da fé e assim a graça ocorre, ou seja, primeiro aceitamos a Cristo, reconhecemos que somos pecadores e que necessitamos de Deus para tudo, incluindo nos purificar.(Efésios 2.8-10 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.) A salvação não ocorre por obras, ou seja, “ah eu sou uma boa pessoa, então estou salva, pois eu faço o bem”, não o homem que pensa assim ainda não entendeu que nós temos que crer no sacrifício de Cristo na cruz, temos que aceitar viver para Ele e assim seremos salvos. Também percebemos que nós reconhecemos o salvador, pois Ele coloca em nós esse dom. Vemos que desde o começo o homem busca em algo respostas para tudo, inclusive sua existência, também notamos que todos os homens tem a sua teoria do que é certo, ou errado, no que se deve acreditar, ou não. Sabe por que? Temos o DNA de Deus ainda que todos nós sejamos pecadores, todos reconhecemos, ainda que ateus, nos questionamos e buscamos em algo esperança.

 Mas o por que todos não reconhecem que Deus é a única resposta? A resposta é simples, pois desde o começo da humanidade, nós sempre paramos para ouvir alguém que diz algo diferente do que Deus nos diz. Afinal de contas se pensarmos que o livre-arbítrio não existe, poderíamos dizer “é da vontade de Deus que milhares de pessoas morram de fome, ou também poderíamos justificar nossos pecados como a vontade Divina.” Não! Nós é que somos os culpados de pararmos de ouvir a Deus e aos Seus conselhos na escritura sagrada, para ouvirmos as outras pessoas, ou seja a fome ocorre porque muitos não ouvem a voz do Pai que diz que devemos amar o próximo como a nós mesmos, se o mundo realmente ouvisse a voz de Deus não haveria sofrimento para ninguém, mas não sempre o ser humano resolve escutar e acreditar em coisas que são provadas.  O fato é que ninguém é digno da graça, mas cabe a nós escolhermos acreditar em Cristo, ou não.

  O evangelho se espalha por todo o mundo a fora e apesar de todos notarem que tudo o que diz na Bíblia é verdade, muitos preferem acreditar no que os homens com sua ciência e seus estudos dizem. Podemos dizer e pensar também em Judas, afinal de contas ele traiu a Cristo para que a escritura se cumprisse, foi o que Jesus disse, mas todos nós temos plena certeza de que Deus conhece muito bem nosso coração, Ele sabe onde somos bons, aonde sempre erramos e isso antes de Ele nos formar, Ele sabe onde está o nosso coração. A história da Bíblia poderia ter sido diferente, mas Deus já sábia que Judas iria cair nesse engano, pelo fato de que Cristo sabia que o coração de Judas estava no dinheiro e não em Deus. Deus conhecia o coração daquele homem que seria um dia ainda formado no ventre da sua mãe. Podemos pegar o exemplo de Adão e Eva, perceberemos que Deus deu a ordem a eles que não comecem do fruto, mas foi só Deus os deixar um momento para analisa-los que eles pecaram, ou seja Deus deixou a serpente tenta-los, mas Ele estava por perto vendo tudo, mas infelizmente Adão e Eva caíram.

  Após Adão e Eva pecarem um véu foi colocado para separar Deus do homem, mas Cristo veio para que o véu fosse rasgado e hoje temos livre acesso ao Pai. (Efésios 2.14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,) Em tudo que sei e entendo na palavra de Deus percebo que é o coração do homem que os permite conhecer a Deus, ou seja por meio da fé. (Provérbios 3.1 Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.) Se fosse a vontade de Deus que somente alguns conhecessem a Ele, Deus não nos mandaria guardar nosso coração e nem tão pouco pregar o evangelho em todo o mundo. (Marcos 16.15-16 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.) Se fosse assim os escolhidos de Deus seriam santos e não pecadores que reconhecem que precisam estar próximos do Pai para que sejam santos como Ele é.

  Nesse estudo podemos ver também que desde o começo o diabo anda por aí querendo que nós venhamos ouvir o que ele nos diz, se você não sabe ele nos odeia desde o começo em que o homem foi criado, pois fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, enquanto ele foi expulso do Paraíso, pois queria ser igual a Deus, ele nos odeia, pois nos parecemos com o Criador, podemos domar animais, descobrir e estudar coisas novas, temos amor em nosso DNA ainda que pecadores, ele nos odeia pelo fato de sermos a criação de Deus, a morada Dele, por isso ele vive criando discursos diferentes para separar o ser humano do seu Criador. (Romanos 6.17-20 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação. Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.) Uma pena é que muitas vezes nos esquecemos que estamos livres do pecado, pois já foi levado na cruz e nos deixamos levar pelas artimanhas do inimigo.

  Por nossa carne transgressora, resolvemos às vezes ouvir as essas coisas e nem sequer notamos que já estamos libertos disso e devemos sempre nos parecer ainda mais com Cristo em tudo. Entenda que nada, nem ninguém conseguirá explicar Deus, pois Ele é maior que tudo. Todos os homens são pecadores e são libertos pelo sangue de Cristo na cruz, por isso aconteceu a graça para que nós tivéssemos livre acesso ao Pai, mas é claro para sermos livres precisamos aceita-Lo, pois caso contrário continuaremos no pecado. Entenda viver o evangelho é admirar grandes homens que fizeram a justiça de Deus, mas reconhecer que o único que devemos seguir e ouvir é Deus e Sua palavra, não estou dizendo que não devemos acreditar nos homens, pois também sou humana e se falasse isso era como se falasse para não acreditarem no que digo, estou apenas alertando a você para prestar mais atenção na palavra de Deus e seguir somente o exemplo de Cristo. Admitir que você erra e necessita de Deus, já é um processo para você começar a seguir a Cristo e logo, logo espero que você reconheça que precisa seguir a Cristo de todo seu ser. Saia dessa vida de pecado!

  Ser cristão é declarar que você necessita de Deus e está disposto a se humilhar para que Cristo venha crescer através de você. Não é exaltar o homem, nem tão pouco viver para seguir o que dizem, mas sim aprender com eles retendo o que é bom, o que há de ruim alertar ao tal, não difamando o evangelho como muitos o fazem, publicando os erros dos evangélicos para todos. Mas é necessário percebemos que ninguém é digno da graça de Cristo, então devemos nos aproximar do Pai e olhar somente para Ele que é Santo. Nós somos somente o espelho que refleti a Cristo, mas muitas vezes esse espelho está sujo, o seu dever como Cristão não é julgar, mas alertar ao tal para que assim como você possa ser salvo, até porque se você reconhecer que é fraco, você permitirá que a graça abunde em você, perceberá a cada dia e a cada mudança que você não digno de carregar o título de Cristão. Como diz a música “do crente ao ateu ninguém explica Deus”. (João 3.16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.) (Romanos 10.17 Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.)

coracaologo

  Gostou do Blog? Então curta a página no Facebook Um coração igual ao Teu, me siga no Instagram @umcoracaoigualaoteu, no Twitter @umcoraoigualao1  e é claro eu amo ler os comentários de vocês, então deixa sua opinião aqui em baixo. Um milhão de beijinhos, fiquem com Deus!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s