Cristão pode fazer tatuagem?

 

Oi meus amore, tudo bem por aí?

  Hoje eu venho com um tema polêmico e que a tempos foi pedido pela minha best Samara (risos), desculpe amiga. Mas em fim, esse tema causa muitas vezes polêmicas nas igrejas, pois na bíblia não tem nenhum versículo concreto que proíba fazer tatuagens no corpo por vontade própria, mas calma aí, isso não quer dizer que está tudo liberado, ok?

  A única passagem bíblica que fala sobre marcar o corpo está em (Levítico 19:28 Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.). Essa passagem deixa explícito que se trata do povo, que naquela época, marcavam seus corpos, quando alguém havia morrido e Deus os proibiu, pois afinal de contas idolatria é um pecado. Mas na minha opinião, só o fato de conter essa passagem na bíblia com a proibição, já o torna algo que eu nunca quero fazer. (Coríntios 6.12  Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.) Antes de se querer fazer uma tatuagem, o cristão tem que saber que nosso corpo é a casa de Deus e Ele habita em nós, além de que somos o espelho de Cristo, nossas atitudes podem levar alguém para Cristo, assim como podem fazer alguém cair. (1 Coríntios 6.19-20 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.)

Resultado de imagem para corpo é templo de Deus

 

   Na minha opinião a tatuagem se torna pecado, pois é algo que não glorifica a Deus, ao contrário causa escândalos e tudo aquilo que fazemos que afasta as pessoas de Deus, é pecado. Não digo pela forma de marcar o corpo, pois se fosse assim, fazer uma sobrancelha definitiva, seria pecado, mas é que a tatuagem as pessoas geralmente querem fazer para se parecer com as pessoas do mundo. Entenda que cristãos foram chamados para serem diferentes, somente marcados pelo Brilho de Cristo. (1 Coríntios 3.16-17 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.)

Resultado de imagem para corpo é templo de Deus

   Deus nos deu esse corpo para cuidarmos dele, para refletirmos a Cristo. (Romanos 12.1-2 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.) E o que dizer de tatuagens que contém o nome “Jesus Cristo, ou Deus te ama”, entre outras. Bom nesse tipo de tatuagem, eu posso lhe fazer a perguntar, será que Deus quer mesmo que você faça isso? Eu acredito que Deus quer que você se arrependa dos seus pecados, busque a cada dia conhece-Lo e reflita quem Cristo é, não que você marque seu corpo por isso, afinal de contas, muitas pessoas não vão notar Cristo em você por causa da tatuagem, ao contrário, vão te olhar e pensar, “ainda diz que é crente e tem tatuagem”.

Resultado de imagem para cristãos com tatuagem

    (Romanos 14.15-23 Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. Não seja, pois, blasfemado o vosso bem; Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens. Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.) É claro que este post não é para julgar ninguém, o único juiz é Deus, mas ele é para nos fazer repensar nas atitudes que estamos tomando como Cristãos, estamos pensando em Deus ou em nós mesmos?

BOM MEUS AMORES ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, NÃO SE ESQUEÇAM DE DEIXAR A SUA OPINIÃO AQUI NOS COMENTÁRIOS, POIS EU AMO OUVIR VOCÊS. SE VOCÊ AINDA NÃO É CADASTRADO NO BLOG, ENTÃO VAI AQUI EM BAIXO E DEIXA O SEU E-MAIL PARA RECEBER TUDO DO BLOG. NÃO SE ESQUEÇA DE ME SEGUIR NAS REDES SOCIAIS, ENTÃO CURTAM A PÁGINA NO FACEBOOK UM CORAÇÃO IGUAL AO TEU, ME SIGA NO INSTAGRAM @UMCORACAOIGUALAOTEU, NO TWITTER @UMCORAOIGUALAO1. UM MILHÃO DE BEIJINHOS, FIQUEM COM DEUS!

wp-1471976184247.gif

15 comentários em “Cristão pode fazer tatuagem?

  1. Muito bonito de ver isso sabe? Esse debate pacífico, sem agressões verbais e com todo respeito que cada ser humano merece.
    No meu ponto de vista você expôs bem sua argumentação, concordo em grande parte. No tocante ao que a Helen ressaltou sou de pleno acordo também, pois não devemos de forma alguma classificar alguém pela sua aparência física, esse não é o Caminho. Veja, Deus chamou todos a conversão. Todos somos imperfeitos. A diferença é que nós Cristãos, buscamos melhor agradar ao Pai e sabemos que no que se refere a tatuagens, simplesmente não agrada a Deus. Se Ele nos fez a Sua imagem e semelhança, quer dizer que nos ama do jeitinho que criou cada um de nós. Somos únicos aos olhos d’Ele. Tudo o que o mundo nos apresenta para modificação do nosso ser, é vaidade. Basta pensar assim: se eu não tivesse condições financeiras para adquirir algo (make, roupas, fazer uma tatuagem, fazer uma sobrancelha definitiva, enfim…!) conseguiria viver mesmo assim? Isso é indispensável para minha existência? Vou dar outro exemplo. Antes de ser cristã – de aceitar Cristo como meu Senhor e Salvador – vivia no pecado da carne, visto que era noiva e a fornicação (ato sexual entre duas pessoas que não são casadas) é pecado. Minha conversão ocorreu depois do término do meu noivado e se agora eu conhecer um rapaz e voltar a praticar esse ato, estando ciente que é errado e que não agrada Deus é complicado certo? Esse é justamento o ponto crucial da questão! Eu não posso ser classificada pelo que fui antes. E não posso ser julgada jamais, pois O Cristo tirou esse direito do homem. Espero ter sido clara e para não me estender mais, cada um recebeu seu livre arbítrio por Deus e faz/vive do modo que acredita ser o correto. Jesus veio justamente para perdoar nossos pecados pagando nossa dívida com Deus e rasgando o véu que nos separava do Pai; quem se arrepender de todo coração, obedecer a Deus seguindo os ensinamentos de Seu Amado Filho, serão uma nova criatura. As nossas falhas humanas passadas (visíveis ou não), podem existir, mas Ele conhece nossa alma e é isso que importa.
    Deus abençoe!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi gatinha, com certeza concordo muito com vc, eu deveria ter citado que minha mãe tem tatuagem e fez antes de ser cristã, hj se arrepende por muitas vezes não ser olhada como exemplo sabe, por cristãos e não cristãos. Pelo jeito ficou parecendo que estou dizendo que quem tem tatoo vai pro inferno kkkkkk, só que não, até pq só quem sabe isso é o Senhor, não estou aqui para julgar ninguém. Eu apenas estou querendo que minha geração seja diferente e realmente, Deus não olha nss passado e graças a Deus por isso kkkk. Obg pelo comentário, fica com Deus, um milhão de beijinhos 😘😘😘 e tbm estou amando saber a opinião de cada Cristão. 😘😘😘😘😘

      Curtir

  2. Discordo em alguns pontos Vick. rsrs

    Eu acredito que dependendo da cultura da igreja que a pessoa congregue é melhor não fazer, pra não escandalizar, caso a pessoa queira continuar convivendo bem ali (o que não deveria ser assim, pq igreja de Cristo é amor, e não julgamentos, mas ok, somos humanos e imperfeitos) porém dependendo da igreja, não vejo problema. Todo ser humano tem necessidades básicas, dentre elas a de ser diferente, quando alguém faz uma tattoo está buscando exatamente isto, se diferenciar, então em si não é pecado, é apenas a demonstração da personalidade da pessoa. Tenho pra mim que ser parecido com Cristo é se desvencilhar de religiosidades, o que Jesus mais combatia era exatamente a religiosidade, e dizer que uma pessoa faz tatto pra parecer com as pessoas do “mundo” é um pensamento, na minha opinião, meio religioso, não concordo rs

    Acredito que todo mundo é livre pra se tatuar, levando em conta a escolha, não dá pra um cristão tatuar um demônio, ou caveira, meio estranho rsrsrs, mas se tatuar uma flor, uma estrela, uma palavra, enfim algo que condiz com sua fé, tranquilo, na minha opinião. Todas as coisas nos são lícitas (posso tatuar, algo que seja compatível), mas nem tudo me convém. Tipo assim, posso usar qualquer roupa que seja compatível, qualquer maquiagem, que seja compatível, qualquer corte de cabelo que seja compatível, semelhantemente, qualquer tatuagem, que seja compatível. Compatível com o que creio.

    Desculpa textão rsrsrs

    Mil beijos e super respeito sua opinião viiu? Deus te abençoe ^^

    Curtido por 2 pessoas

    1. Obg pela sua opinião e tbm não concordo com a sua, kkkkk, pelo fato de que minha mãe tem tatuagem e vejo o escândalo de pessoas q não são cristãs, ou são, ao verem a perna dela com um cavalo marinho, ela fez antes de conhecer a Cristo e hj se arrepende pelo escândalo q causa. Não é que eu ache uma pessoa pecadora por ter uma tatuagem, afinal somos tds pecadores. Sim Deus nos disse para não julgarmos e termos amor, mas nos tatuarmos não nos tornará diferentes, ao contrário fará com que muitas vezes as pessoas não vejam Cristo em nós. Como eu falo no txt eu não estou julgando, mas apenas fazendo a minha geração despertar e não querer ser comparado, a única diferença que devemos transmitir é o brilho de Cristo, não escandalizar. Obrigado pelo comentário gatinha, fica com Deus, um milhão de beijinhos 😘😘😘😘

      Curtir

      1. Rsrsrsrs isso q não entendo. Pq as pessoas se escandalizam com isso? O que tem sua mãe ter um cavalo marinho? Pior não é trair, mentir, enganar? As pessoas de um modo geral são apegadas a religiosidade… rsrsrs tipo isso que penso rs beijos 😘😘😘

        Curtido por 1 pessoa

      2. É pq a bíblia trás contextos sobre isso. O corpo é templo do Espírito Santo e temos que cuidar dele, não fazer marcas. Além de que a tatuagem é levada como um modismo de pessoas que não são cristãs, por isso há tanto escândalo, vc não encontra homens realmente usados por Deus com tatuagens, geralmente é um terno e gravata, ou se for mulher os trajes mudam, realmente é algo raro encontrarmos. Não é uma questão de nss ele vai pro inferno por isso, mas de se saber diferenciar no quesito renovação de mente. Realmente ser mal caráter é bem pior, mas fazer alguém tropeçar tbm considero como falta de amor, pois estou na Terra pra levar almas pra Cristo e nem todos estão preparados para ter uma fé sem padrões. Um exemplo se eu sou convidada pra ir numa igreja que eu sei que não pode calça, msm eu achando que pode, eu irei arrumar uma saia para não escandalizar. Me entende?

        A Bíblia Sagrada não menciona, direta ou literalmente, a questão das tatuagens, mas algumas passagens estão relacionadas ao tema. Vejamos o que a Escritura tem a dizer:

        “Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca.Eu sou o SENHOR.” (Lv 19,28) Pelo contexto do texto do Levítico (e também de Deuteronômio 14,1-2) vemos que as marcas no corpo tinham relação com os rituais pagãos que envolviam a necromancia (consulta aos mortos; o mesmo que hoje é chamado de ‘mediunidade’). As marcas no corpo faziam parte da vinculação da pessoa à crença nos deuses e na prática dos seus rituais pagãos, e os simbolizavam. 

        Já o dragão, um dos temas preferidos para as”tattoos” atuais, no contexto bíblico, representa o demônio. Porém, mais importante do que saber aquilo que a Bíblia diz literalmente, é entender que não é recomendável que um cristão marque seu corpo para o resto da vida com tatuagens, pois o seu corpo é Templo do Espírito Santo, como diz São Paulo Apóstolo em sua primeira carta aos coríntios:

        “Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom Preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1Cor 6,19,20)

        Como cristãos, devemos buscar e nos identificar com Jesus e seguir o seu exemplo, e não com os modismos do mundo: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam” (1Cor 10,23).

        “Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos adapteis a este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12,1,2)

        Curtido por 1 pessoa

  3. Oi! Esse é um tema bem polêmico mesmo, e gera muita discussão. É preciso muito cuidado ao falar sobre, pois mesmo vc citando tatuagens “estéticas” como aceitáveis, se formos repensar, sobrancelha definitiva, contorno labial, delineados, e até mesmo plásticas, são vaidade. São para agradar a nós mesmos. São para mostrar para o mundo que vc se encaixa em um padrão.

    E outra: como falar para um novo convertido, que está feliz por conhecer a Deus e saber que Ele o ama incondicionalmente, mas é todo tatuado, que ele carrega um pecado na pele? E tipo, não vai sair nunca mais?

    Julgar o caráter de uma pessoa por ela ter uma, várias, ou nenhuma tatuagem, está errado. Conheço pessoas cheias de modificações corporais mais íntimas com Deus, que buscam cada dia mais a santidade, do que muitos que não tem nem nada e vivem se dizendo cristãos. Como o contrário tb existe.
    Viver o evangelho de Cristo é fazer com que Ele transborde tanto em mim, que as pessoas que não O conhecem não me verão, mas verão o amor Dele.

    Sou cristã há algum tempo, tenho várias tatuagens. Mas não por ter tatuagens eu vim comentar aqui, para me defender ou qq coisa do tipo. Sei quem eu sou para Deus. Mas queria deixar uma visão diferente e uma sugerir uma reflexão, assim como você fez no final do seu post.

    Obrigada pelo espaço! Sempre passo por aqui.
    Graça e paz.

    Curtido por 5 pessoas

    1. Super concordo contigo, sou cristã a 24 anos, não tenho tatto porque não sinto vontade, mas não vejo problema, não enxergo como pecado, se for compatível com o que você crê, não há problema, muitas vezes reproduzimos pensamentos religiosos estabelecidos, e esquecemos que Cristo foi o maior combatedor de religiosidade. rs bjsss

      Curtido por 2 pessoas

    2. Oi gatinha, fica em paz, talvez eu não tenha conseguido passar a imagem q minha mãe tbm tem tatuagem e q nem por isso ela deixa de ser uma verdadeira cristã, pois assim como vc ela fez antes de se converter e como eu disse no texto não estou aqui para julgar ninguém, mas para fazer repensar, pois minha própria mãe reclama que todos ficam olhando como se ela não fosse cristã por causa da tatuagem. E sobre a sombrancelha definitiva, eu concordo pelo simples fato de vc está repondo algo q Deus fez, se imagine na condição de um câncer, ou ficar mais velhinha e caírem suas sombrancelhas, daí não será mais uma questão de vaidade, mas de q vc quer colocar algo q Deus te deu e vc perdeu por causa de uma doença, além de que isso não causa nenhum escândalo. Não quis passar a imagem de quem tem tatuagem não vai pro céu, mas que pelo fato da tatuagem causar escândalos, acaba se tornando um pecado, pois faz os outros pecarem e acharem q é tudo igual, ser cristão, ou não. Obg por dividir comigo sua opinião e por sempre dar uma passadinha no blog, fica com Deus, um milhão de beijinhos 😘😘😘. Me segue nas redes sociais para um contato mais próximo.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Vc é uma graça Vick! Entendi sim… Tenho uma amiga tatuadora (não cristã) que faz um trabalho lindo de “reconstrução” da auréola para mulheres que tiveram que retirar a mama. Admiro muito.
        Eu conheci a Jesus em uma denominação em que ter uma tatuagem é normal, acredito que por isso fiquei a vontade em participar e me converter. Eu fiz algumas depois de convertida,sim.

        Obrigada pelo carinho da resposta 💜 Parabéns pelo blog.
        Bju

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

