Redes sociais e o seu uso excessivo

 Oi meus amores, tudo bem por aí? Bom esse post é baseado numa ministração que dei as jovens meninas do Jni, Igreja Nazareno na qual congrego. Como foi muito edificante para todas nós espero que também seja para vocês, boa leitura, então comentem e compartilhem para ajudar um amigo.

Aproximadamente 6% da população mundial depende das redes sociais. Uma pesquisa foi realizada com meninas entre 16 a 25 anos e descobriram que a cada 7 selfies tiradas 1 foto perfeita é escolhida para ser postada. O Facebook criado em 2004 tem mais ou menos 2 bilhões de usuarios. E o instagram tem mais ou menos 700 milhões de usuarios. As crianças de hoje em dia apartir dos 9 anos já começam a ter sua rede social exposta a coisas como o jogo da Baleia Azul, além de que a maioria das crianças de 2 a 5 anos já tem a capacidade de jogar e usar um smartphone.

   “O mundo hoje é assim “Penso, tiro um selfie, posto, logo existo”.

° O que é o uso incorreto, ou excessivo das redes sociais?

Bom as redes sociais elas podem ocasionar várias coisas através do seu mal uso.

Resultado de imagem para inveja redes sociais

*Descontentamento e inveja:

(2 Coríntios 10:12 Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento.) Você se compara negativamente com outras pessoas e se sente inferior.

°Vocês conhecem algum personagem, ou algum povo que se queixava na biblia?

Ex: Povo de Israel reclamava que no Egito estava melhor que a caminhada ao seu objetivo, as redes sociais as vezes nos leva a acreditar que no mundo é melhor que a nossa caminhada com Deus, pois vemos o dia a dia de pessoas felizes em festas, ou adquirindo coisas novas, temos a tendência de acreditar que a vida do outro é melhor que a nossa, como se os outros não tivesse problemas.

Resultado de imagem para capacidade de concentração redes sociais

*Capacidade de concentração:

°Quanto tempo vocês acham que conseguimos ficar concentrados?
R. 3 a 5 minutos.

Somos os campeões mundiais em tempo gasto nas redes sociais. Ficamos em média 650 horas mensais conectados. E com isso perdemos a capacidade de nos concentrar no nosso dia a dia e no que realmente importa.

Resultado de imagem para cansaço pelas redes sociais

* Cansaço e com dificuldade de acalmar os pensamentos:

Nunca houve tantar pessoas com depressão, carentes de afeto e atenção. Temos uma necessidade constante de conexão. Cada dia mais valorizamos coisas artificiais e menos as pessoas ou o que sentimos. Cada vez mais pessoas ficam acordadas e vidradas em vícios como jogos, filmes, ou até mesmo pornografia.

(Proverbios 25.28 Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.) Estamos sendo dominados pelas tecnologia que nos prendem.

Resultado de imagem para mostrar em excesso nossa vida redes sociais

*Mostrar em excesso a nossa vida:

     Estamos deixando de aproveitar o momento, tudo para postar o que somos ou a nossa opinião.
(Isaias 39 Conta que logo após o rei Ezequias ter melhorado de sua doença, o filho do rei da babilônia enviou cartas e um presente pelos seus servos. O rei Ezequias recebeu os servos do rei da babilônia e mostrou tudo o que tinha. O profeta Isaias então deu a ele o recado de Deus, de que por ele ter mostrado, Deus permitiria que tudo que ele tinha fosse levado a babilônia).

Temos que ter atenção para o que nós mostramos as pessoas, pois nem todo mundo quer o nosso bem, muitos vendo nossa vida por inveja até desejam o mal, além de ladrões que usam essas informações para fingir sequestro. O próprio Google vende nossas informações para empresas parceiras. Alguém já reparou que queria algo e derrepente apareceu anuncio nas suas redes sociais? Estamos sendo vigiados, hoje nem precisa a internet estar ligada, o google consegue saber a nossa localização.

Resultado de imagem para mostrar em excesso nossa vida redes sociais

*Se cada vez que paramos pra ver o facebook lessemos a biblia, com certeza teríamos aprendido muito de Deus:

°Você já perdeu a atenção ao ver o celular tocar?

Com tudo isso quero que você pense como estão suas redes sociais, será que elas transmitem o que Jesus é? Será que você está mostrando muito sua vida pessoal? Será que você está deixando de aproveitar momentos com familia e amigos pelo seu celular? Será que estamos deixando Jesus por esses momentos?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s